quarta-feira, 10 de março de 2010

Saúde e Beleza aos 20, 30, 40...

Para se ter um corpo saudável e um rosto com vitalidade sem precisar mentir a idade, é o que muitas mulheres querem agora ou pretendem daqui alguns anos, isso é POSSÍVEL.
Sabe do melhor? Não é através de tratamentos caríssimos que existem por aí.

Li essa reportagem na Revista Nova e não podia deixar de compartilhar com vocês leitoras do Blog. Afinal, as de 20 anos hoje terão seus 30, 40 e sei também que existem leitoras de todas as idades.

Aos 20 anos: 
  • Continuar ingerindo pelo menos 2 porções de laticínios por dia. (acabar com estoques de cálcio pode gerar osteoporose lá na frente, principalmente quando se faz dietas malucas) Leite, queijo, sorvete, iogurte, sempre.
  • Evitar efeito maracujá. Por enquanto o sol só te deixa bronzeada, mas tem efeito cumulativo. Causa câncer de pele, envelhece e poderá deixar seu rosto cheio de rugas e sardas antes de completar 40 verões. Protetor solar sempre!
  • Abrir os olhos para escovação. Jogar-se na cama depois da balada sem investir na higiene bucal é um crime.
  • Dosar a caipirinha. Em três anos de abuso podem surgir doenças do sistema digestivo, além do desequilíbrio no ciclo menstrual. O álcool acelera o envelhecimento. Isola!
  • Morder a fruta do pecado. Pular o café-da-manhã? Jamais. Lá pelo meio-dia, a fome é tanta que você devora um monte de comida calórica e falta fibra.
Aos 30 anos:
  • Pensar magro. Para manter o corpo de antigamente, corte as gorduras do cardápio. O metabolismo começa a ficar mais lento.
  • Deixar o sal para o banho. Aos 20 anos, quando você fica nervosa a pressão sobe levemente, porém ao longo da vida o quadro se agrava e pode se tornar crônico, principalmente para quem consome muito sal.
  • Dormir feito um bebê. Dormir mal aumenta a produção de cortisol e pode causar de envelhecimento precoce à gastrite. Diminua as luzes do ambiente, não deite com fome e nem com sede.
  • Visitar homens de Branco. Mesmo com a agenda cheia, faça seus exames. A mulher que se conscientiza de um problema nessa fase é capaz de controlar seu desenvolvimento.
  • Suspender os sinais de fumaça. Respirar o ar da metrópole seria como consumir 2 cigarros ao dia, aumentando o risco de infartos. Os dois juntos então... O fumo é fator de risco para câncer e outros tipos de doenças.
Aos 40 anos:
  • Sublimar o Refrigerante. Como tem grande quantidade de fósforo, o que atrapalha o metabolismo do cálcio e facilita a osteoporose. Esse tipo de bebida é contra indicado nessa fase.
  • Pedir ômega pelos números 3 e 6. Esses ácidos graxos ajudam a controlar a inflamação celular que gera o processo de envelhecimento. (Linhaça, nozes, salmão, atum, bacalhau, sardinha). A cota ideal? 3 filés de peixe por semana.
  • Fazer prato de passarinho. Nessa altura do campeonato, fica imprescindível reduzir a quantidade de calorias ingeridas por dia, além disso, os riscos de diabetes e doenças cardiovasculares aumentam. E as mulheres estão cada vez mais na mira.
  • Apaixonar-se pela academia. Você pode se dar ao luxo de ser sedentária aos 20 mas aos 40 anos, nem pensar. Encontre a que você mais goste. Se a ideia é aumentar a massa óssea, escolha atividades com peso. Se o desejo é melhorar o equilíbrio, a postura e a flexibilidade, tai chi chuan, yoga e técnicas fisioterapêuticas. Mas não esqueça: a atividade física é um excelente remédio para doenças que podem dar o ar da graça em meados da 4ª década de vida.
(As atrizes em destaque, com certeza não fizeram SÓ ISSO. Mas já é um começo, acreditem!)

2 comentários:

  1. Adorei você falar para mulheres de todas as idades. Esse será seu diferencial, falar para ricas e pobres de 20 a 100 anos. Parabéns menina.

    ResponderExcluir
  2. Letícia, gostei muito das dicas mas não se esqueça que essa sua tia aqui tem um poooouuuquinho mais de 49. Tem dicas para nós também? beijos

    ResponderExcluir